

Programa de Formação de Routers
Desde o final dos anos 90, a Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP) tem-se empenhado em oferecer possibilidades de formação a pessoas que vivem em locais onde não existe formação certificada para se tornarem Analistas Junguianos membros da IAAP. A Formação Router é organizada pelo Comité de Educação da IAAP e está enquadrada nos Developing Groups (DG) da IAAP.
A formação Router visa qualificar os indivíduos para obterem a certificação de Analista Junguiano, na qualidade de Membro Individual da IAAP através do Programa de Formação de Routers.
Como funciona o Programa de Formação de Routers?
Requisitos:
- O candidato deve residir numa região ou país onde não exista a possibilidade de formação certificada em Psicologia Analítica por uma Sociedade de Analistas.
- Cumprir os requisitos legais para prestar serviços de psicoterapia no país de residência. Ter experiência clínica e formação académica que os habilite a exercer a profissão de Psicologia ou Medicina.
- Para se candidatar à Formação Router, o candidato deve ter iniciado uma análise pessoal com um Analista Junguiano acreditado pela IAAP (é necessário um mínimo de 25 horas de psicoterapia pessoal antes de se candidatar); escrever uma breve autobiografia, na qual espelhe a sua compreensão dos padrões da sua vida, as razões pelas quais deseja tornar-se um Analista Junguiano, incluindo ideias e reflexões analíticas; e passar por um processo de entrevista, cujo objectivo é avaliar a aptidão do candidato para iniciar a formação.
- O candidato deve pertencer a um Developing Group.
Completar a formação e tornar-se Analista Junguiano membro individual da IAAP é um processo longo, mas enriquecedor. A título de exemplo, mencionamos alguns requisitos: ter completado a análise pessoal de 240h no mínimo, 100h de supervisão no mínimo, ter sido aprovado no Exame Intermédio e no Exame Final.
(para mais informações v. https://iaap.org/router-area/router-handbook/)
O IJP, tendo já vários membros Analistas, tem agora a experiência necessária para orientar e facilitar os interessados tanto no processo de candidatura como para oferecer os recursos necessários (seminários, supervisões, oportunidades de análise, etc.) que são requeridos.
No entanto, o IJP dá igualmente as boas-vindas aos profissionais que preferem continuar a ser apenas membros do DG e enriquecer a sua prática em psicoterapia de orientação junguiana, sem aspirar à Formação Router.