top of page
Logotipo Instituto Jung Portugal

O que é um Developing Group (DG)?

Os DGs são associações de estudiosos de Psicologia Analítica que estão oficialmente ligados à Associação Internacional de Psicologia Analítica (IAAP) com o objetivo de dar a conhecer, disseminar e promover a formação em Psicologia Analítica, divulgando a teoria de Carl Jung junto dos profissionais de saúde mental e do público em geral. Contudo, ser membro de um DG não significa ser membro da IAAP. 
O DG permite o acesso a uma formação autónoma como Analista Junguiano (Formação Router). Os DGs são criados em países onde não existem sociedades de Psicologia Analítica formadoras de Analistas. Nesse sentido, o DG será ser extinto quando a sociedade tiver possibilidade de apresentar um programa de formação de Analistas em nome próprio e quando o último Router tiver terminado a formação, transitado para a Sociedade ou cancelado a sua inscrição no programa.
Os Developing Group estão em contacto com Analistas de todo o mundo para organizar seminários e supervisões clínicas para os seus membros, oferecendo uma interface para supervisão e análise pessoal. Obedecem ao Código de Ética da IAAP e têm estatutos transparentes e democráticos. São grupos autónomos, supervisionados pela IAAP e com a qual interagem através de um Analista Didacta com experiência na formação de Analistas (Liaison Person). 
O nosso Developing Group chama-se Instituto C. G. Jung Portugal (IJP) e tem como Liaison Person Olivia del Castillo (Vice-Presidente da Comissão de Formação da Sociedade Espanhola de Psicologia Analítica- SEPA).
Os principais objectivos de um Developing Group são: 
a) Aumentar o conhecimento da Psicologia Analítica e promover a disseminação da Psicologia Junguiana, em regiões específicas onde não há uma Sociedade formadora reconhecida.
b) Os Developing Group servem para reforçar e expandir a IAAP e para colocar a prática clínica em contacto com diferentes culturas e tradições, permitindo assim que a prática amplie a teoria. 
c) Proporcionar possibilidades de formação através do Programa de Formação de Routers. 
d) Proporcionar a uma cidade ou país uma estrutura organizacional reconhecida internacionalmente, que lhes dê estatuto e credibilidade na sua própria área. 

bottom of page